_________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

17 de fev. de 2011

Comentado algures ...

Bichas velhas, como o Emir Sader - e aliás, também as bichas novas - apresentam um traço peculiar, assemelhado a uma característica feminina: reagem emocionalmente. Mas enquanto as mulheres o fazem de maneira ímpar, com intensidade e desprendimento espetaculares, as bichas, novas e velhas, só o conseguem de uma forma meio grotesca, geralmente caricatural.
A barafunda psicológica em que vivem provavelmente inviabiliza-lhes um entendimento mais aprofundado da realidade. O conhecimento, mais do que nos dar algumas certezas, revela-nos também, indiretamente, o tamanho de nossa ignorância. E se estamos na beira do real abismo não podemos nos iludir com promessas; cada um precisa aprender a se equilibrar.
A criatura fala sobre ... a promessa de uma “sociedade de igualdade, sem classes e sem Estado”...
De fato, o transcendente e desconhecido propósito da existência da vida e da consciência, fenômenos naturais envoltos no mais profundo mistério - a ordem natural -, traz implícita a noção de que qualquer ordem social estipulada é transitória e deverá ser superada se e quando obtivermos a percepção direta da lei última que nos dá sentido. A demanda pela luz, pela integração da existência individual à essência real é um fator intrínseco de nossa natureza, e não uma crença que precise ser estimulada - numa "promessa" feita pelos formuladores de alguma ordenação social específica. Não há direitos de propriedade intelectual a serem reconhecidos numa causa e numa idéia que desde sempre estiveram presentes em nossa própria constituição natural. Não há profetas a serem idolatrados por dizerem o que silenciosamente já sabemos. Não há seitas a diferenciarem-se no nosso espaço comum.
E com tudo isso, a canalha considera-se portadora e guardiã exclusiva do fogo da verdade - da promessa -, ilude-se com a transposição da condição de igualdade da ordem natural para a ordem social, estabelece uma casta sectária e impõe o peso de um Estado Total sobre a sociedade. É um caso de demência.

Nenhum comentário: